terça-feira, 22 de maio de 2012

(DES) Aula 8 - Avaliação da aprendizagem no ensino superior

Síntese - processo de avaliação para o ensino superior, aspectos críticos, princípios que a tornam mais eficaz e mais adequada. Para isso, faz-se necessárias algumas recomendações e sugestões de trabalhos que objetivem a emancipação e promoção de aprendizagem. 

Aspectos críticos da avaliação:
  • É fonte de ansiedade e de stress - Normalmente são realizados em poucos dias e de forma consecutiva. Ocorrem num clima de tensão (professores terroristas / propósitos implícitos / vingança).
  • Conduz a injustiça - Mesmo tipo de prova para alunos de escolas diferentes ou poucas questões que abrangem toda a matéria.
  • Privilegia o controle de retenção sem levar em conta aspectos positivos da aprendizagem - Privilegia apenas a memorização. Existem matérias com objetivos afetivos e não podem ser avaliadas pelos procedimentos tradicionais. 
  • Têm pouco a ver com o que foi ensinado no curso - Ocorre quando o professor não tem conhecimento técnico suficiente para elaborar uma prova ou muita clareza dos objetivos pretendidos. 
  • Favorece imobilismo social - As notas seguirão a pessoa por toda a vida, definindo a "qualidade" de seu conhecimento. A função da universidade é fornecer conhecimento e habilidades para viver em sociedade. (ultrapassado)
  • São influenciada por estereótipos dos professores - alguns professores criam "caráter afetivo" com alguns alunos.
  • Consomem demasiado tempo e energia dos alunos - Correção superficial que podem gerar consequências graves.
  • Enfatizam forma a conteúdo - Valorização a se exprimir
  • A questão da validade das provas é crítica - avaliado a frequência, assiduidade e comportamento da classe. 
  • A questão da fidedignidade das provas é crítica  - Um instrumento é considerado fidedigno quando avaliado por profissionais em momentos diferentes e produz os mesmos resultados. 
  • Desestimula a expressão dos juízos pessoais dos alunos - alunos direcionados a estudar apenas o que lhe é solicitado ou foco naquilo que "acham" que o professor gostaria que respondessem. Perde-se a autonomia. 
  • Recompensam aprendizagem efêmera - conhecimento com finalidade de avaliação desaparece em algum tempo.
  • Contribuem para encurtar o período letivo - uma avaliação adequada não se restringem a prova final e sim várias provas durante o período. 
  • Favorecem a especulação com a sorte - poucas questões e normalmente utilizada várias vezes (descoberta)
  • Desestimulam o trabalho em grupo - exaltam trabalho individual, egoísmo. 
  • Incentivam a fraude - ao invés de se preparar para a prova se prepara a cola. 
  • Dificultam o avanço dos estudantes - o programa a ser cumprido não encoraja o avanço do estudante em seu próprio ritmo. 
  • Dificultam a prática de uma pedagogia da descoberta - provas voltadas a conteúdos definidos dificulta a exploração e descoberta pessoal.
Qual a necessidade deste processo de avaliação?
http://historiofobia.blogspot.com.br/2010/10/avaliacao-no-ensino-superior.html
Imagem 1
  • Pode ser feita com respaldo científico
  • Aprendizagem mensurada 
  • Fornece dados para a melhoria do ensino-aprendizagem
  • Inclui mais procedimentos além do rotineiro exame escrito
  • Envolve todo processo de aprendizagem
  • Professor pode avaliar bem os estudantes
  • Constitui traço fundamental da nossa civilização
  • Favorece a integração dos conhecimentos
  • Permite que os estudantes se situem em relação a outros
  • Fornece feedback ao professor
  • Avaliar o professor e da instituição
Como fazer uma avaliação adequada?
  • Entendida como parte integrante do processo de aprendizagem
  • Contínua
  • Instrumentos devem apresentar validade e precisão
  • Abranger os diferentes domínios de aprendizagem
  • Integrada
  • Preparada com razoável antecedência
  • Provas múltiplas e diversificadas
Preparação dos alunos 
  • Esclarecer dúvidas
  • Informação do tipo de prova, quantidade de questões, maneira que devem ser respondidas
  • Revisões estruturadas
  • Encorajar alunos apresentar suas dúvidas
No dia da prova, chegar com antecedência para esclarecer qualquer dúvida que possa ter ficado, tranquilizar alunos, mantê-los informados sobre a duração da prova, avisando quando faltar 15, 10 e 5 minutos para seu término. 

As provas devem ser corrigidas com cuidado e devolvida rapidamente. Incentivar a auto-avaliação ajuda, pois é um processo que requer o desenvolvimento de habilidades como a de observar a si mesmo, comparar seu relacionamento com os objetivos propostos, atitudes, honestidade pessoal para reconhecer seus sucessos e falhas.

Esta avaliação pessoal deve ser buscada também pelo professor, com o objetivo de aprimorar suas habilidades no ensino-aprendizagem.

Modalidades de provas

Provas discursivas
  • Prova dissertativa - ensaio ou respostas longas limitadas apenas pelo tempo disponível. Segue alguns cuidados que deve ter:
    • Deve-se utilizar com conteúdos complexos - raciocínio analítico, julgamento.
    • Apresentar a tarefa com clareza
    • Advertir acerca das influências de erros de português
    • Corrigir provas sem identificar autor
    • Não formular questões relacionadas entre si
    • Preparar uma chave de apuração
    • Escrever comentários na prova
  • Prova de respostas curtas - questões abertas. Recomendações:
    • Perguntas de conteúdos importantes
    • Iniciar questões com um verbo de ação - descreva, compare, contraste, relacione, defina...
    • Formular questões que demonstrem se o aluno consegue aplicar o que aprendeu a novas situações
    • Não formular questões relacionadas entre si
    • Proporcionar tempo suficiente para o aluno refletir - dica: professor idealiza a resposta, escreve, avalia o tempo que levou e multiplica por três
    • Indicar o valor dos itens e o tempo aproximado para sua execução
    • Avaliar uma questão de cada vez em todas as provas.
Provas objetivas - vantagens
  • Brevidade nas respostas
  • Exatidão na correção
  • Fornecimento de informações úteis como:
    • Tornar mais efetivo o processo aprendizagem
    • Julgamento imparcial
    • Rapidez na correção
    • Imediato feedback
    • Verificação extensa da matéria
    • Comparação entre turmas
    • Identificação das diferenças individuais
    • Avaliação do trabalho docente
Tipos:
  • Questões de lacunas - frases incompletas
  • Certo ou errado 
  • Múltiplas escolhas - adequado para turmas numerosas ou professor com várias turmas. Cuidados para seu desenvolvimento:
    • Garantir que tenha apenas uma resposta correta
    • Incluir 5 opções de respostas para diminuir a probabilidade de acerto ao acaso
    • Expressar o enunciado da questão
    • Incluir no enunciado o máximo de palavras para que as respostas sejam curtas
    • Variar a posição da resposta correta ao longo da prova
    • Não sobrecarregar o enunciado com elementos inúteis
    • Não retirar frases completas dos livros
    • Verificar se o enunciado comporta tantas soluções quantas as pretendidas. Não sendo possível, recorrer a outro tipo de questão
    • Todas as alternativas gramaticalmente concordantes com o enunciado
    • Formular primeiro a pergunta e sua resposta correta, para facilitar a construção das outras alternativas
    • Elaborar opções com aproximadamente a mesma extensão, pois é evidente a tendência para que a resposta certa fique mais longa
    • Evitar termos como: sempre, nunca, somente e todos, porque sugerem escolhas incorretas
    • Não incluir opções que expressam a mesma coisa, já que, nesse caso, nenhuma das duas poderá estar certas.
  • Questões de associações - estabelecer associação entre elementos que são apresentados em dois grupos
Provas Práticas - resultado de uma execução. Laboratório, clínica ou oficina, manejo de equipamentos, etc. Resultado: relatório, desenho, maquete, pintura, etc

Provas orais - habilidades de argumentação

Bibliografia

SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012 

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