quarta-feira, 2 de maio de 2012

(DES) - Aula 1 - Pressuposto e características da didática

Síntese: Técnicas e métodos capazes de ensinar.

Característica do anterior professor universitário: Bastava saber comunicar de forma clara e ter conhecimento na área de atuação pretendida. Não necessitava do auxílio do pedagogo. O preparo visava apenas pesquisadores da área. Havia portanto, um despreparo científico do processo ensino-aprendizagem. 
  • Processo anterior: Professor recebe a ementa, planeja suas aulas não sendo orientado sobre  processos de planejamento, metodologia e avaliação.
http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/a-didatica-e-metodologia-do-ensino/
Imagem 1
Origem da didática 
  • Criada pelo monge luterano Jean Amos Comenius (1592-1670) como arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
  • No Brasil foi inserido em1934 pela USP.
Didática e ensino como técnica, modo específico de realizar uma tarefa e um ofício. O professor é alguém que conhece sua profissão, um profissional especializado. 


Outros pedagogos da época de Comenius:

Rousseau (1712-1778) - trouxe um novo conceito de infância com ênfase na sua natureza.  Para ele a ênfase está no sujeito que aprende. Transformou o método de ensinar em um processo natural, "exercido sem pressa e sem livro". Ao questionar o método único e valorizar o sujeito que aprender, lança as bases da "Escola Nova". 

Hebart (1776-1841) - lançou as bases da pedagogia científica. Para ele, o mais importante é o método (de ensinar), desejo de Comenius como método único. Criou os passos formais da aprendizagem, dos quais surgiram os passos formais do ensino:
  • clareza (na exposição)
  • associação (dos conhecimentos novos com os anteriores)
  • sistema e métodos
Seus discípulos transformaram em:
  • preparação (da aula, da classe: motivação) 
  • apresentação
  • associação
  • sistematização
  • aplicação (dos conhecimentos adquiridos)
Nessa didática, o ensino depende do professor que se responsabiliza pelo preparo da aula e pelo sucesso do aluno. 

Estudos do século XX - aspectos psicológicos relacionados ao ensino.


http://didahistoria.blogspot.com.br/
Imagem 2
  • Movimento escolanovista - trata o problema da educação em oposição as formas tradicionais sendo que para algumas vertentes desse movimento, a referência científica é a psicológica das diferenças individuais. Sua pretensão consistia num movimento de renovação pedagógica de cunho técnico, pois buscava aplicar na prática educativa os conhecimentos derivados da ciência do comportamento.
  • Escola Nova Era - Destaca a necessidade de partir das necessidades e interesses espontâneos naturais da criança e valorizar os princípios de atividade, liberdade e individualização. Neste processo, o aluno não é mais visto como um adulto em miniatura, onde não passa de um ser passivo a transmissão de conhecimento do professor. Passa a ser um aluno ativo, que se auto-educa num processo natural. A ideia básica, é que o aluno aprende melhor a partir de si. As diferenças individuais, jogos educativos passam a ser valorizados. Se o aluno aprende ou não, não é responsabilidade da escola, ou do professor, pois cumpriram seu papel. Se o aluno não tem condições naturais ou sociais de aprender, a responsabilidade é dele. O professor praticamente não era cobrado por não ter didática. 
  • Pedagogia Renovada - raízes na psicologia experimental (empirismo). A finalidade da educação está no desenvolvimento da criança. Passa-se a ser método e procedimento:
    •  Didática como teoria do ensino
    • Pedagogia como teoria da educaçao. 
  • 1960 - Novo paradigma: predomínio das técnicas de ensinar e no ensino. 
Qual a tarefa da didática? 

  • É compreender o funcionamento do ensino, suas funções sociais, suas implicações estruturais, dialogar com outros campos de conhecimento, numa perspectiva multi e interdisciplinar, rever, apropriar-se e criar novos conhecimentos que surgem nas situações de ensino. (as técnicas, os métodos e as teorias)
Professor atual

  • Conhecimento da área que leciona
  • Habilidades pedagógicas para proporcionar aprendizado
  • Eficácia depende de:
    • Visão de mundo
    • Visão do ser humano
    • Visão de ciência e educação
Bibliografia


SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
Imagem 1: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/a-didatica-e-metodologia-do-ensino/
Imagem 2: http://didahistoria.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Navegando por blogs encontrei esse post sobre o assunto que procurava, vou indicar ao colegio objetivo zona norte sp, ótimo conteúdo, parabéns por todo o empenho

    ResponderExcluir