domingo, 6 de maio de 2012

(DES) - Aula 3 - A ensinagem, um novo paradigma de atuação do professor universitário.

Síntese: Conceito de ensinagem - processo do ensino do qual decorre a aprendizagem que ocorre mediante a mediação do professor entre aluno e conteúdo. Papel do professor - produzir e dirigir as atividades para a mobilização do aluno a construção e elaboração de seu conhecimento.


Aprender: vem do latim appreheendere que literalmente significa apreender. Prender, segurar, assimilar mentalmente, entender e compreender.


Conceito de Ensinagem: trás consigo compromissos éticos, políticos e sociais. Ensinar define-se com a ação de aprender e possibilita o método dialético (caminho entre idéias) de ensinar. Trabalha o conhecimento, conteúdo, formas de ensinar e resultados.
http://www.slideshare.net/marciacs/processo-de-ensinagem-517294
Imagem 1

  • Conhecimento como reconstrução
  • Considerar limites e possibilidades dos sujeitos atuantes no processo, construindo a realidade, de acordo com suas opções
  • Parceria deliberada, consciente e contratual entre professor e aluno na construção da profissionalidade na universidade
  • Construção contínua da metodologia dialética (caminho entre as idéias), na criação, em síntese mais elaboradas, buscando a compreensão e o domínio das ferramentas oferecidas pelas diferentes áreas do conhecimento
  • Formação contínuas dos sujeitos envolvidos - professor e aluno - como princípio norteador de modo a compor responsabilidade na construção continuada necessários para os desafios atuais
  • Um coletivo que age de forma responsável e atuante na busca dessa formação profissional.
Vasconcelos (1995) referindo-se ao processo da ensinagem definiu três momentos fundamentais:

  • Mobilização do conhecimento: possibilita ao aluno um clima favorável a interação, provocando uma tomada de consciência crítica e construtiva.
  • Construção do conhecimento: se consegue através do desenvolvimento operacional, pesquisa individual.
  • Elaboração da síntese do conhecimento pelo aluno: consolidação dos conceitos.  
A ação de ensinar, portanto, dependerá de fatores tais como temporais (quanto tempo o aluno terá para estudar trabalhos extra-classe), local planejado e estipulado, participação conjunta dos sujeitos envolvidos no processo - professores e alunos. 


Objetivos essenciais do processo de ensinagem: desenvolvimento de raciocínio, precisão de conceitos básicos, crescimento em atitudes de participação e crítica perante os conhecimentos.


Conhecimento construído pelo grupo na medida que os conteúdos e as experiências são compartilhados, expondo críticas, divergências de modo a enriquecer a pesquisa de todos.


Bibliografia

SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012

Imagem 1: http://www.slideshare.net/marciacs/processo-de-ensinagem-517294

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