segunda-feira, 7 de maio de 2012

(DES) - Aula 4 - O planejamento do ensino

Síntese: elaboração do plano de ensino - documentos preparados pelo professor que envolve decisões a serem tomadas durante o ano. 


Planejamento Educacional: Cabe ao Ministério da Educação, Conselho Nacional da Educação. Definem  objetivos para a educação e os meios para alcança-los. Médio e longo prazo. 
http://soprahistoriar.blogspot.com.br/2012/03/modelo-de-plano-de-curso-anual-ensino.html
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Plano de Ensino: Presentes nas esferas nacionais, estaduais ou municipais. São todas as ações envolvidas no processo onde concretizam-se os documentos. São eles:

  • Planejamento Institucional -  Instituição do Ensino Superior (IES)
  • Planejamento Curricular - Instituição do Ensino Superior  (IES)
  • Planos de Ensino - Professores
  • Planos da Disciplina - Professores
  • Planos de Unidade - Professores
  • Planos de Aula - Professores
Planejamento Institucional: Cabe a Instituições do Ensino Superior (IES). Necessita-se elaborar a pedido do Ministério da Educação, a cada 5 anos, seu Pano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Trata-se de um documento que identifica a instituição, filosofia de trabalho, missão que propõe, diretrizes pedagógica, estrutura organizacional e atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver.

Planejamento Curricular: Cabe a Instituições do Ensino Superior (IES). Tem como objeto a organização do conjunto de ações que precisam ser desenvolvidas no âmbito de cada curso, com vista a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Constitui uma tarefa contínua e multidisciplinar que orienta a ação educativa da instituição. Preocupa-se com as atividades que o estudante realiza sob a orientação da escola, objetivando os fins pretendidos. 

Planejamento de ensino: O processo deve ser sistematizado para permitir uma avaliação da eficiência em determinado prazo.  Isto permite alcançar metas estabelecidas. Para que se tenha sucesso, o educador deverá ter conhecimento da realidade e envolve:
  1. diagnóstico - avaliar o conhecimento dos alunos, a necessidade deste conhecimento
  2. planejamento - objetivos, conteúdos estratégias
  3. execução - atividades, exposição, orientação de leitura, condução de grupo de estudos.
  4. avaliação educacional - avaliar o progresso do aluno. Deverá ocorre durante todo o processo. Esta avaliação deverá ser:
    • diagnóstica - inicio e identifica o esclarecimento sobre o assunto
    • formativa - ao longo, permite ir aperfeiçoando o processo
    • somativa - classifica o nível de aproveitamento e a verificação dos objetivos alcançados.
Deve apresentar flexibilidade para que com o feedback das atividades possa-se efetuar alterações para melhorar a qualidade do curso. Sugestões para o êxito do planejamento:
  • Compartilhar a responsabilidade da elaboração com outros professores;
  • Diagnosticar a realidade da disciplina em relação ao contexto, as necessidades e expectativas dos alunos, recursos disponíveis para seu desenvolvimento;
  • Definir objetivo, determinar o conteúdo programático, estratégias e avaliação. 
Plano de Disciplina: Cabe ao professor. Constitui uma previsão das atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano ou semestre letivo. É um roteiro abreviado e esquemático e trás benefícios para quem executa. Deverá ser analisado pelo coordenador do curso, professores responsáveis, assessores pedagógicos, etc. Esclarece informações tais como: 
  • Duração
  • Objetivos gerais
  • Conteúdo programático
  • Estratégias de ensino
  • Recursos didáticos
  • Procedimentos de avaliação
Plano de Unidade: Cabe ao professor. Objetivos operacionais. Definem os comportamentos esperados dos alunos, conteúdos e estratégias de ensino, recursos e procedimento para a avaliação. Embora seja muito parecido com o Plano de Disciplina, sua elaboração visa facilitar a identificação e os relacionamentos entre seus componentes.

SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
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Plano de Aula: Cabe ao professor. Prevê o desenvolvimento a ser dado ao conteúdo da matéria e as atividades de ensino-aprendizagem propostas de acordo com os objetivos de cada aula. Os Planos de Disciplinas e os Planos de Unidade nortearão o desenvolvimento do Plano de Aula, pois os conteúdos já foram especificados neles. Assim como já comentado no Plano de Ensino, o Plano de Aula deverá ser flexível para que o professor possa rever suas atitudes em sala de aula, caso não seja possível levar a cabo seu plano. O sistema de avaliação, convém ser indicado no início do curso, assim também como o volume de trabalhos a fim de evitar a ansiedade dos alunos. 

Bibliografia

SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012
 
Imagem 2: SUSUKI, Y.R.M, Material de aula, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012

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