sexta-feira, 25 de maio de 2012

FÓRUM 4 - Avaliação

Escolha dentre uma das modalidades de avaliação apresentadas na aula 08, identifique seus princípios, sua contribuição e defenda os motivos pelos quais na sua opinião ela é a mais adequada para o Ensino Superior

Resposta:

Concordo com meus colegas quando dizem ser difícil escolher por uma única modalidade, visto que dependerá dos objetivos que deseja alcançar, do contexto, da quantidade de alunos por sala, do período que terá para fazer esta avaliação, entre outros fatores.

Mas idealizando uma sala de até 30 pessoas, no prazo de um semestre, levando em conta que cada um possui uma habilidade específica (visual, auditiva ou cinestésica) e por isso sua forma de expressar ao mundo irá variar de pessoa para pessoa, utilizaria um misto de avaliações durante o período.

*Atividades regulares (a cada aula) para a fixação de pontos fortes, valendo como pontos para a média final

*Dinâmicas para a avaliação de atividades em equipe/grupo - no mínimo quatro por semestre, também valendo como pontos para a média final

*Na avaliação final:

1 - Uma pergunta sob a modalidade PROVA DISCURSIVA, com resposta curta, para avaliar a habilidade do aluno de fazer uma aplicação sobre o aprendizado a uma situação (valendo dois pontos)

2 - Oito perguntas sob a modalidade de PROVA OBJETIVA, onde utilizaria situações como:

*Questão lacuna,
*Certo e errado,
*Múltipla escolha

Cada uma valendo (1) um ponto. A razão desta escolha é para que haja brevidade nas respostas, uma correção e um feedback mais rápido, uma comparação entre turmas (quando houver), além desta modalidade permitir incluir muitos pontos vistos durante as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário