domingo, 27 de maio de 2012

Resumo de DIDÁTICA para o ensino superior

DIDÁTICA - Envolve teorias, métodos e técnicas. É o desenvolvimento de práticas atrelada ao ensino. Para ter sucesso, é indispensável ter profundo conhecimento do ensino, saber tudo que está envolvido, criar novos conhecimentos a medida que novas situações vão surgindo.

ENSINO / APRENDIZAGEM
  • Ensino - foco no professor, na matéria e em aprovar ou reprovar
  • Aprendizagem - foco no aluno, professor age como facilitador e o aluno é parte fundamental do processo educativo.

ENSINAR / PROCESSOS DA ENSINAGEM / APRENDER X APREENDER
  • Ensinar - despertar o conhecimento. Envolve tanto a intenção como a meta pretendida.
  • Aprender - prática passiva - receber o conhecimento
  • Apreender - prática ativa e passiva - envolve apropriar-se do conhecimento.
  • Ensinagem - interação entre o que se ensina e o que se aprende. Trata-se de uma mão dupla entre professor e aluno. O conhecimento modifica a pessoa a cada contato, ampliando e construindo.

POSTURA DO PROFESSOR
Conhecimento
Habilidades
Atividades
Eficácia - visão tanto do mundo como humana, ciência e educação. O professor deve levar em conta como pensar, como estudar e como enfocar para desenvolver domínios afetivos, psicomotor e cognitivos. É necessário ter conhecimento, atualização constante, criatividade, inicativa e sistematização.

TIPOS DE AULAS Por Mizukami:
1- Tradicional - verbalização e memorização
2- Comportamentalista - foco comportamental
3- Humanista - professor age como facilitador do conhecimento
4- Cognitivistas - desenvolvimento por soluções de problemas
5- Sócio-cultural - percepção da história

Aulas expositivas - tipo palestra
  • Auxílio de quadros, folhas auxíliares
  • Auxílio de tecnologia - DVD, projetor, email e fóruns

AVALIAÇÃO Deve ser entendida como parte integrante do processo de aprendizagem, abranger diferentes domínios de aprendizagem. Deve ser integrada, razoável, multiplas e diversificadas. Tipos: discursivas, objetivas, práticas ou orais.

PLANEJAMENTO / PLANOS DE ENSINO / PLANO DE AULA
  • Planejamento - esferas institucionais. Planos a longo prazo.
  • Plano de ensino - permite uma avaliação em determinado prazo, alcance de metas estabelecidas.
  • Plano de disciplina - planejamento ou previsao de atividades do semestre ou ano.
  • Plano de aula - prevê atividades propostas de acordo com objetivo de cada aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário